terça-feira, 31 de março de 2009

Feliz Páscoa!

Desejamos aos nossos pequenos "ambientalistas" uma Páscoa muito feliz, cheia de amêndoas e docinhos ...

Obrigada por todo o vosso trabalho e empenho. Boas férias!

:) Beijinhos "verdes" das professoras Célia Rosado e Joana Garcia.

sábado, 21 de março de 2009

Dia da Árvore


Hoje, dia 21 de Março, é um dia especial!

Comemora-se o DIA DA ÁRVORE e o DIA MUNDIAL DA FLORESTA. E, também, a chegada da PRIMAVERA ... :)

As árvores funcionam como se fossem os "pulmões" do nosso planeta e a sua preservação é cada vez mais importante.

O DIA DA ÁRVORE foi instituído, essencialmente, com o objectivo de sensibilizar a população em geral para a importância e para o valor que este recurso natural tem para o HOMEM, quer em termos ambientais como em relação à qualidade de vida dos cidadãos.

De acordo com este tema foi apresentada, aos alunos, a proposta de realizarem uma árvore ... A proposta foi, de facto, bem aceite. E foi com muito empenho que os nossos meninos "ambientalistas" realizaram a tarefa.

A árvore está no átrio principal da nossa escola e, tem sido com muito agrado que, temos recebido elogios ao trabalho apresentado.

Aqui fica o registo ... E, muitos PARABÉNS aos nossos queridos meninos!!

sábado, 14 de março de 2009

A reciclagem começa em casa


A reciclagem, tecnicamente, começa em casa. Na prática, a recolha de resíduos depende da adesão dos cidadãos. Normalmente, as Câmaras Municipais instalam "Ecopontos" com contentores diferentes para cada tipo de material e os cidadãos devem procurar separar os seus "lixos". No entanto, se se limitarem a misturar tudo e a deitar no contentor errado, não só impedem a reciclagem dos seus "lixos" como vão contribuir para a contaminação dos resíduos que já se encontram separados nos contentores.
Separar em casa é uma questão de hábito. Por exemplo:
  • as garrafas e frascos de vidro devem ser guardadas à parte para serem colocadas no "vidrão";
  • as embalagens de plástico ou metal devem ser colocadas no "embalão";
  • as embalagens de papel e cartão devem ser colocadas no "papelão";
  • os outros "lixos" (designadamente os restos de comida) devem ser colocados em contentores diferentes, instalados para o efeito.

Se todos nós, cidadãos, fizermos esta separação em casa, a Câmara Municipal poderá recolher uma maior quantidade de materiais para reciclar.

Acham que dá muito trabalho?! Talvez, mas é necessário proceder assim, porque todos beneficiam, pois quanto menor for a quantidade de "lixo" inútil que vai para os aterros, melhores serão as condições ambientais. Para isso, é preciso que todas as pessoas compreendam que os resíduos não devem ser tratados como "lixo", mas sim como materiais úteis.

Assim, cada cidadão deverá sentir-se no dever de tratar dos seus resíduos, separando-os, acondicionando-os e colocando-os no contentor certo.

:) Participem na "aventura" da reciclagem! E não se esqueçam ... Ao separar, a NATUREZA fica a ganhar!!

domingo, 1 de março de 2009

Os 4R's - Reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar

Os resíduos sólidos urbanos, ou seja, o "vulgar" lixo fazem parte de uma grande diversidade de artigos utilizados no dia-a-dia de todos nós.

Podemos e devemos aplicar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar), pois esta é fundamental para diminuir o consumo de energia, de matérias-primas, de recursos naturais e da quantidade de resíduos depositada em aterros.

Reduzir a quantidade de resíduos produzidos (por exemplo, através da utilização de produtos de longa duração e de produtos a granel).

Reutilizar resíduos quando não for possível reduzir, através da utilização de materiais usados (por exemplo, a reutilização de sacos plásticos).

Reciclar os materias que já não possam ser reutilizados, por meio da separação e deposição no respectivo ecoponto (amarelo - plástico e metal; azul - papel e cartão; verde - vidro).
As pilhas usadas devem ser depositadas no pilhão e as embalagens de madeira podem ser entregues num ecocentro.
A matéria orgânica pode ser encaminhada para a compostagem.

Recuperar, sempre que possível, a energia de resíduos que não podem ser reduzidos, reutilizados ou reciclados.

:) Vamos aplicar esta política?! Não é complicada e dá-nos muitos benefícios ...