sábado, 14 de março de 2009

A reciclagem começa em casa


A reciclagem, tecnicamente, começa em casa. Na prática, a recolha de resíduos depende da adesão dos cidadãos. Normalmente, as Câmaras Municipais instalam "Ecopontos" com contentores diferentes para cada tipo de material e os cidadãos devem procurar separar os seus "lixos". No entanto, se se limitarem a misturar tudo e a deitar no contentor errado, não só impedem a reciclagem dos seus "lixos" como vão contribuir para a contaminação dos resíduos que já se encontram separados nos contentores.
Separar em casa é uma questão de hábito. Por exemplo:
  • as garrafas e frascos de vidro devem ser guardadas à parte para serem colocadas no "vidrão";
  • as embalagens de plástico ou metal devem ser colocadas no "embalão";
  • as embalagens de papel e cartão devem ser colocadas no "papelão";
  • os outros "lixos" (designadamente os restos de comida) devem ser colocados em contentores diferentes, instalados para o efeito.

Se todos nós, cidadãos, fizermos esta separação em casa, a Câmara Municipal poderá recolher uma maior quantidade de materiais para reciclar.

Acham que dá muito trabalho?! Talvez, mas é necessário proceder assim, porque todos beneficiam, pois quanto menor for a quantidade de "lixo" inútil que vai para os aterros, melhores serão as condições ambientais. Para isso, é preciso que todas as pessoas compreendam que os resíduos não devem ser tratados como "lixo", mas sim como materiais úteis.

Assim, cada cidadão deverá sentir-se no dever de tratar dos seus resíduos, separando-os, acondicionando-os e colocando-os no contentor certo.

:) Participem na "aventura" da reciclagem! E não se esqueçam ... Ao separar, a NATUREZA fica a ganhar!!

3 comentários:

  1. Acho que toda a gente devia reciclar em casa, e pensar que se não se começar em casa, quando é que se começa?xD

    ResponderEliminar
  2. Anabela Pereira e Martim Oliveira20 de abril de 2009 às 16:07

    Olá,nós somos os ambientalistas da segunda-feira queriamos dizer que o trabalho está muitoooo bonito,esperamos que mais gente entre para o "Clube do Ambiente" .

    Martim Oliveira e
    Anabela Pereira

    ResponderEliminar
  3. É muito bom estar neste Clube é engraçado

    ResponderEliminar